Vamos Cuidar das Asas das Águias: Liberdade e Adestramento

  • 17/11/2023
Vamos Cuidar das Asas das Águias: Liberdade e Adestramento
Vamos Cuidar das Asas das Águias: Liberdade e Adestramento (Foto: Reprodução)

No artigo anterior falei sobre a liberdade das asas e o voo interior, trazendo a águia como nossa ave referência, por se tratar de um símbolo poderoso de visão, liberdade e coragem. E, não à toa, a águia é citada em diversas passagens bíblicas. Agora, veremos quais os cuidados devemos ter com essas asas, pois não adianta ter asas e não poder, não conseguir, não saber ou simplesmente não querer voar.

Você quer voar? Então continue a leitura...

No reino majestoso das aves, as asas representam não apenas a liberdade, mas também a maestria do voo. Ao contemplarmos a águia, um símbolo de grandeza e visão, precisamos entender a importância de se cuidar das asas, pois são elas que possibilitam o voo soberano.

Assim como essas aves magníficas, nós, seres humanos, também temos nossas "asas" – nossas capacidades e liberdades que nos permitem voar nos diversos aspectos da vida: pessoal profissional, ministerial, sentimental...

Um dos cuidados com as asas é garantir que estejam orientadas para o voo correto. Você sabia que a águia-mãe dedica semanas à construção de um ninho no topo de uma árvore ou em um penhasco rochoso protetor? Ali não é apenas um refúgio seguro para a águia filhote, mas o lugar alto de onde ela poderá visualizar seu território. Então, a partir dali sua mãe a adestra para o voo.

O treinamento deve fazer parte da vida daqueles que precisam voar! Você quer voar? Busque orientação de pessoas experientes, cristãos maduros que possam te direcionar a fazer voos seguros.

“Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.” (Tito 2.3-5 NVI).

Outra parte do cuidado oferecido pelas águias-mães está na alimentação de qualidade e várias vezes ao dia, estabelecendo uma rotina que garanta força e crescimento. Sua mãe leva os nutrientes necessários e não a deixa escolher sozinha, porque ela não tem ainda essa sabedoria. Talvez poderá se alimentar de algo mortal.

Escolher os alvos a serem alcançados também adestra as nossas asas. Uma águia é famosa por não perder sua presa de vista; ela voa certeira até alcançá-la. Da mesma forma, quando definimos metas claras e objetivos específicos em nossas vidas, estamos exercitando nossas habilidades de foco (visão) e determinação (ânimo).

Ao mantermos nossa visão concentrada e voarmos em direção aos nossos objetivos com determinação inabalável, desenvolvemos não apenas asas fortes, mas também a resiliência necessária para superar os desafios que possam surgir ao longo do caminho.

Assim como a águia, aprender a mirar e perseguir nossos alvos nos impulsiona a voar mais alto e alcançar alturas que antes pareciam inatingíveis.

No entanto, antes de focar em algo fora, é preciso fazer o voo interior. O famoso psicólogo Carl Jung fez a seguinte reflexão: “Sua visão ficará clara somente quando você puder olhar dentro de seu próprio coração. Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda”.

Cuidar das asas das águias implica, portanto, em reconhecer a necessidade de adestramento, ou, para usar um termo mais contemporâneo, treinamento.

O voo livre e soberano só é possível quando entendemos que a liberdade verdadeira vem do cuidado atencioso com nossas asas.

O pai ama você!

Darci Lourenção

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Alma Livre: A Liberdade das Asas e o Voo Interior

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/darci-lourencao/vamos-cuidar-das-asas-das-aguias-liberdade-e-adestramento.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes